segunda-feira, 21 de julho de 2008

Um bom gestor muda a escola

TEXTO ORIGINAL: UM BOM GESTOR MUDA A ESCOLA
José Manuel Moran
http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestor.htm


Comentado por Ana Lucia Fernandes Tibes


Todas as escolas são iguais? O que fazer para ser diferenciada?
Neste texto Moran destaca a figura do gestor que consegue agregar e favorecer o bom trabalho dos professores e funcionários, com a participação da comunidade para obter o sucesso dos alunos.
A escola diferenciada não sobrevive sozinha nos tempos atuais.Ela é resultado de parcerias e envolvimento de todos da comunidade escolar e da qual está inserida.
O gestor deve motivar seus professores e funcionários traçando metas e planos em conjunto, onde cada um se sinta parte integrante e importante do projeto. Isso se refletirá na preparação das aulas, na busca de novas metodologias, buscando inovação e articulação entre teoria e prática.
A participação dos pais no acompanhamento de seus filhos e na colaboração com a escola envolverá todos nesse processo. O filho que tem essa atenção e percebe seus pais engajados nas atividades, também fica comprometido e busca melhores resultados.
As parcerias com a comunidade auxiliam o gestor na administração da escola e facilita o seu trabalho.
No texto Moran cita: “As organizações são compostas por pessoas. Quanto mais evoluem as pessoas, mais evoluem as organizações.” Num espaço onde um consegue ouvir o outro, busca participar, está envolvido e há cooperação, o resultado será positivo.
Desta forma para atacar os problemas que surgem é necessário fazer um plano de ação, traçando objetivos, caminhos para solucioná-los, resultados esperados e os responsáveis pela execução.
Moran também aponta a questão das franquias que oferecem desde o material didático, assessoria, capacitação até projetos pedagógicos prontos.
Concordo com ele quando comenta que é importante que cada escola construa seu projeto de acordo com a sua realidade e localização.
Esse é o papel do gestor, onde comparando a escola com uma orquestra ele seria o maestro que organiza todos de forma que cada componente do grupo com seu talento possa fazer com o resultado final seja excente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Agora chega de folga...

Agora chega de folga...
Trabalhando fazemos e somos mais... Vamos trabalhar e educar para melhorarmos nosso país cada vez mais, exercendo nossa cidadania!