domingo, 4 de abril de 2010

Tecnologia como aliada em sala de aula:


Iniciamos os trabalhos utilizando TV, vídeo cassete, aparelho de som e já era uma maravilha poder contar com essa tecnologia em sala de aula. O conteúdo era transmtido de forma mais atrativa e o aluno prestava mais atenção e aprendia de forma diferente. E veio o computador e o acesso à internet possibilitou conectar com o mundo e descobrir outras fontes de pesquisa e informação, e em tempo real...
Será que as aulas estão melhores? O aluno aprende mais? O que precisamos fazer para usar essa nova ferramenta a nosso favor? Convido você a expressar sua opinião sobre a utilização da tecnologia na educação: desde a TV até as sala informatizadas. Partilhe suas experiências!!

4 comentários:

  1. Cris Pandolpho Pasquali5 de abril de 2010 às 16:14

    O uso da tecnologia nas escolas hoje se tornou um papel fundamental pois o uso do computador esta inserido em todos os segmentos de nossa sociedade.A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
    Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância..A utilização do computador como ferramenta pedagógica auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas.Com isso o computador as tecnologia em si,foram adaptadas a objetivos educacionai. Mas, ao final, quase todo emprego do computador na educação pode trazer resultados pedagogicamente benéficos.

    ResponderExcluir
  2. odete tormem jacomel5 de abril de 2010 às 16:26

    Considerando que as tecnologias praticamente "invadiram" lares, escolas e comunidade em geral, nós, educadores precisamos acompanhar de perto esse avanço, pois nossos alunos têm um acesso muito grande, principalmente ao computador. Podemos perceber que muitos educadores tem "medo" das máquinas, mas elas só fazem o que nós mandamos, não é mesmo?Mas o que mais me chamou a atenção é que é muito simples, basta ter boa vontade em aprender, ter segurança quando levar os alunos em frente ao micro, pois seu êxito depende exclusivamente do destino que o educador dará a essa aula. "hoje a discussão que se faz na escola não mais se restringe a introdução ou não do computador, mas a forma que este está sendo utilizado"... Penso que temos que utilizar este instrumento para uma reflexão e análise das informações que nos chegam através dos conteúdos escolares. Desta forma, o computador, como já citamos acima, torna-se um instrumento, um aliado para promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.Temos à nossa disposição, na Sala Informatizada da Escola o Linux, que nos apresenta uma diversidade de caminhos para que possamos aperfeiçoar nossa pesquisa, visando melhorar e diversificar as aulas.

    ResponderExcluir
  3. Nos dias de hoje ás tecnologias tornaram-se uma grande aliada dos professores, para que no momento de ministrar os conteúdos de sua disciplina encontre como ferramenta principal de apoio as diversas tecnologias, desde o rádio até o computador, que com a internet conectado o professor pode demonstrar para o aluno em temppo real o que ele quer demonstrar, qual o objetivo de sua aula, e com isso os alunos sentem-se mais estimulados em aprender. Todos precisamos enterder que o livro e velho quadro negro não são sufientes para ralizarmos uma aula próximo do perfil que o aluno está esperando. Por mais que esta realidade esteja presente no cotidiano das escolas, ainda encontramos uma certa resistênacia por parte de alguns professores que sabem da necessidade mas acabam se acomodando e não utilizam as tecnologias disponíveis na escola.

    ResponderExcluir
  4. Com o avanço tecnológico, surge uma grande explosão da informática em todos os setores de trabalho, não podia ser diferente nas escolas.Atualmente, os computadores encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um. É, mais uma mostra que as escolas devem acompanhar e inserir as novas tecnologias dentro do seu programa educacional, ou senão corre o risco de cair no atraso funcional do ensino obsoleto. O professor, agora assume a postura de facilitador e orientar, usando os mesmos conteúdos, mas com recursos modernos.

    ResponderExcluir


Agora chega de folga...

Agora chega de folga...
Trabalhando fazemos e somos mais... Vamos trabalhar e educar para melhorarmos nosso país cada vez mais, exercendo nossa cidadania!