domingo, 19 de outubro de 2008

AVALIAÇÃO DO DESAFIO

Tive que fazer algumas alterações na atividade inicial. Conversei com algumas professoras, de maneira informal e trocamos idéias sobre a matemática e os jogos que o linux oferece. Também comentamos sobre outros jogos que podem ser utilizados para enriquecer as aulas. Concordamos que os alunos quando estão jogando, colocam em prática o que aprenderam em sala de aula.
Combinei com a professora e levamos o 1º ano do Ensino Fundamental à sala informatizada. Em duplas, ocuparam os lugares e acessaram os jogos do Linux. Direcionamos para os jogos matemáticos e eles escolheram a princípio o jogo sobre sistema monetário, onde devem comprar os produtos e escolher as notas para pagar. Foi muito interessante ver as crianças clicando sobre as notas e acertando os valores. Mais interessante ainda foi observar que nas operações que exigiam mais notas eles somavam nos dedos, faziam os cálculos para encontrar a resposta e ao final ver que acertaram o resultado.
Nesta atividade percebi a mediação da aprendizagem e a troca de saberes, quando os alunos que tinham mais facilidade em realizar os cálculosajudavam o colega a encontrar a resposta. Não somente informando o resultado, mas realizando a operação: "olha é dois mais sete qua dá nove, veja... "e mostrava nos dedos a operação. Num segundo momento, eles acessaram outros jogos diferentes e registrei a atenção que mostravam em resolver as "continhas".
Percebi que na sala informatizada corre-se o risco do aluno querer se desviar da atividade. Exige a preparação do professor, olhar atento e disposição para tirar dúvidas e tem que ser rapidamente. Por outro lado foi gratificante verificar o interesse deles em jogar, resolver e aprender matemática de uma forma mais atraente.
Nesta semana publico as fotos e vocês também ficarão encantados com os pequenos calculando e jogando.

Um comentário:


Agora chega de folga...

Agora chega de folga...
Trabalhando fazemos e somos mais... Vamos trabalhar e educar para melhorarmos nosso país cada vez mais, exercendo nossa cidadania!